PUB


 

 

Untitled Document

Revista Eletrónica do Psicologia.pt – ISSN 1646-6977 – Revista de periodicidade quinzenal dirigida aos profissionais e estudantes de Psicologia e Saúde de língua portuguesa, interessados em manter os seus conhecimentos científicos atualizados e apostar numa formação técnica contínua nas diversas especialidades que constituem a Psicologia atual.

Sobre o Psicologia.pt

O Psicologia.pt consiste num repositório online luso-brasileiro especializado em Psicologia. Trata-se de uma publicação de caráter tanto científico como técnico, vocacionada para artigos de autores de língua portuguesa na área da Psicologia.
Todos os artigos publicados estão disponíveis em open access e full-text, sendo indexados em áreas temáticas e organizados em 3 formatos distintos: artigos científicos, artigos técnicos e artigos de opinião. O Psicologia.pt conta principalmente com autores e visitantes de Portugal e Brasil, não obstante apresentar uma elevada difusão nos diversos países lusófonos e comunidades portuguesas.
Em atividade desde 2003, o Psicologia.pt sempre evidenciou indicadores robustos e representativos de tráfego (expresso no nº de pageviews e nº de visitantes), de adesão (nº de assinantes da newsletter e nº de seguidores nas redes sociais) e de reputação (diversidade académica, profissional e geográfica dos autores; diversidade e número de referências online).

OBJETIVOS

O objetivo do Psicologia.pt consiste em estimular a presença da Psicologia em língua portuguesa na internet, incentivando a partilha do saber científico, técnico e profissional, entre os académicos, os estudantes, os profissionais e o público em geral. Ao mesmo tempo, pretende apresentar-se aos autores como uma plataforma de publicação reputada, credível e célere.
Enquanto plataforma de partilha de conteúdos em regime de acesso aberto (acesso irrestrito e reutilização irrestrita), o Psicologia.pt presta um serviço de utilidade e interesse públicos inquestionável.
A preocupação com uma proposta de valor estende-se também aos autores. Ao publicar no Psicologia.pt o autor capitaliza ganhos como o aumento da sua credibilidade e prestígio pessoal e profissional, a promoção da sua marca profissional, o incremento do seu “ranking” no Google, o alcance a públicos e mercados mais vastos, ou ainda a inclusão dos seus artigos em sistemas de catalogação internacional (ex: ISSN, Google Scholar).

CATALOGAÇÃO E INDEXAÇÃO

ISSN
O Centro Nacional ISSN atribuiu ao Psicologia.pt o ISSN 1646-6977.
O ISSN (International Standard Serial Number), Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas (português brasileiro) ou Número Internacional Normalizado das Publicações em Série (português europeu), é o identificador de publicações seriadas aceite internacionalmente. O seu uso é definido pela norma técnica ISO 3297:2007 - Information and documentation - International standard serial number (ISSN). O ISSN tem a função de identificar o título de uma publicação em série (ex. jornais, revistas, anuários, etc.) em circulação, futuras (pré-publicações) e encerradas, seja em que idioma ou suporte se encontre (impresso, meio eletrónico, CD-ROM, etc.). O ISSN é o único identificador de padrão internacional e com isso possibilita rapidez, produtividade, qualidade e precisão na identificação e controle de publicações em série nas mais diversas atividades e instituições (editoras; livrarias, distribuidoras; agências de assinaturas; Serviço de Depósito Legal; bases de dados; bibliotecas, centros de documentação, sistemas nacionais e internacionais de informação; código de barras de leitura ótica; etc.)

Google Scholar
O Google Scholar - “Google Académico” (português europeu) ou “Google Acadêmico” (português brasileiro) em português - é uma ferramenta de pesquisa do Google que permite fazer uma ampla pesquisa de trabalhos académicos, literatura escolar, jornais de universidades e artigos variados. Através de uma única ferramenta pode-se pesquisar múltiplas disciplinas e fontes: artigos, teses, livros e resumos, de editoras académicas, sociedades profissionais, repositórios online, universidades e outros web sites.
Como é estabelecido o ranking dos documentos? O Google Scholar classifica os documentos da mesma forma que os investigadores o fazem: pesando o texto integral de cada documento, onde foi publicado, quem o escreveu, bem como com que frequência e quão recentemente foi citado na diversa literatura académica.
O Psicologia.pt encontra-se indexado no Google Scholar com a seguinte pontuação:

Índice h: 27[1]     Índice i10: 84[2]

[1] O índice h, ou h-index em inglês, é um importante indicador de qualidade e relevância na produção científica, consistindo numa proposta para quantificar a produtividade e o impacto dos autores ou revistas, baseando-se nos seus artigos mais citados. Em outras palavras, o índice h é definido como o número de artigos com citações maiores ou iguais a esse número (ex: uma revista com h = 27 tem 27 artigos com 27 ou mais citações). Este índice foi adotado não só para avaliar os investigadores, mas também asa universidades, grupos de pesquisa e revistas. A vantagem do index h é a sua simplicidade e objetividade, resumindo em um único número a produtividade e a relevância do trabalho científico.
[2] O índice i10, ou i10-index em inglês, indica o número de artigos que foram citados em 10 fontes ou mais. Oferece uma visão complementar da atividade de publicação relativamente ao índice h.

CNPq / Plataforma Lattes Brasil
O Psicologia.pt encontra-se registado no Cadastro de Informações Institucionais (CADI) - CNPq/Plataforma Lattes Brasil, com o código no CI J4BO00000002.
O CADI - Cadastro de Informações Institucionais é uma ferramenta do Diretório de Instituições-DI do CNPq que permite o cadastro de instituições, no país e no exterior, por usuários externos.
O Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil Lattes constitui-se no inventário dos grupos de pesquisa em atividade no País. As informações nele contidas dizem respeito aos recursos humanos constituintes dos grupos (pesquisadores, estudantes e técnicos), às linhas de pesquisa em andamento, às especialidades do conhecimento, aos setores de aplicação envolvidos, à produção científica, tecnológica e artística e às parcerias estabelecidas entre os grupos e as instituições, sobretudo com as empresas do setor produtivo. Com isso, é capaz de descrever os limites e o perfil geral da atividade científico-tecnológica no Brasil.

D.O.I.
Está em curso o processo de aplicação do sistema de identificação DOI aos artigos publicados no Psicologia.pt.
O DOI, ou “Digital object identifier”, consiste num sistema de identificação numérico para conteúdos digitais, como livros, artigos eletrónicos e documentos em geral. O DOI atribui um número único e exclusivo a todo e qualquer material publicado (textos, imagens, etc). Este número de identificação da obra é composto por duas sequências: (1) um prefixo (ou raiz) que identifica o publicador do documento; (2) um sufixo determinado pelo responsável pela publicação do documento. Por exemplo: 11.1111.1 / ISBN (ou ISSN) O prefixo/raiz DOI é nomeado pela IDF (International DOI Foundation), que garante que cada raiz é única. Os livros ou artigos publicados em revistas, por exemplo, provavelmente utilizarão como sufixo o número que já consta do ISBN ou ISSN.
Além de ser um mecanismo utilizado para garantir o pagamento de direitos autorais através de um sistema de distribuição de textos digitais, o DOI também é útil para auxiliar a localização e o acesso de materiais na web, facilitando a autenticação de documentos.

Licenciamento Creative Commons
Licença Creative Commons
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição - Não Comercial 4.0 Internacional.

RECURSOS
Dados compilados em 08/09/2020

Conteúdos publicados (nº)

Autores (nº)

DISSEMINAÇÃO E TRÁFEGO
Dados compilados em 08/09/2020

AQUISIÇÃO (nº utilizadores)

GEO-LOCALIZAÇÃO (nº utilizadores)

COMPORTAMENTO (Nº de visualizações de páginas)

REDES SOCIAIS (nº)

Contacte connosco