PUB


 

 

Trabalhos de Curso de Educação e Formação

  • Photo

    O teatro e a criatividade no ensino médio: uma revisão de literatura

    Essa pesquisa investiga a relação entre o teatro e a criatividade no ensino médio. Trabalha-se com a hipótese que as atividades teatrais, realizadas durante a vida escolar, podem favorecer o desenvolvimento da criatividade. A justificativa desse estudo deu-se pela necessidade de compreender o processo da criatividade na escola. Além de perceber a distância entre as práticas educativas que se basei ... ler trabalho

  • Photo

    A insatisfação dos/as professores/as de ensino fundamental do quinto (5º) ao nono (9º) ano

    Investigou a natureza da insatisfação dos professores do 5º ao 9º (quinto ao nono ano), em quatro escolas, 61 professores, maioria feminino, idades entre 21 anos a 62 anos. A coleta de dados através de questionário sócio demográfico e específico, 30 questões. O método Bardin (1977), uma obra consistente sigilosa e ética. Os resultados demonstram desequilíbrio emocional dos professores em 47% deles ... ler trabalho

  • Photo

    Perturbação de hiperatividade com défice de atenção e as funções executivas

    A Perturbação de Hiperatividade com Défice da Atenção (PHDA) é considerada a perturbação comportamental mais comum na infância. Calcula-se que aproximadamente 3 a 20% das crianças e adolescentes possuem a perturbação, que é caracterizada por impulsividade, baixa capacidade de concentração e de resistência à distração, agitação motora, dificuldade de planeamento e de monitorização do próprio compor ... ler trabalho

  • Photo

    O tornar-se Pessoa na ótica rogeriana: os desafios de constituir-se aprendiz na educação superior

    Tornar-se Pessoa remete à ideia de um processo de continuidade, complexidade e profundidade em busca de si mesmo, um olhar para a integralidade do sujeito e seu projeto de vir a ser pessoa articulado ao contexto da educação em que se apreende o conteúdo em primeira instância como cidadão, consequentemente os efeitos que o mesmo lhe causa em seu papel de aluno. O objetivo desta pesquisa é conhecer ... ler trabalho

  • Photo

    Interação social e o processo de mediação entre crianças de uma escola de educação infantil

    Os aspectos cognitivo, motor e socioemocional da criança decorrem simultaneamente em seu cotidiano, e o período pré-escolar é determinante para o desenvolvimento. Diante disso, o presente artigo busca relatar o processo de interação social e mediação em uma instituição infantil, utilizando a perspectiva sócio-histórico-cultural em uma turma com crianças de 3 a 4 anos de idade, descrevendo o proces ... ler trabalho

  • PUB


  • Photo

    O paradigma da educação inclusiva como espaço democrático da aprendizagem do autista

    A criança inicia sua história ainda no ventre materno, a qual será enriquecida à medida que ela for crescendo e participando do mundo que a cerca. Caracterizado pela presença acentuada atípica na interação social e comunicação, o autismo também apresenta um repertório restrito de atividades e interesses. Há quem chame as três áreas afetadas de tríade autista – socialização, comunicação e comportam ... ler trabalho

  • Photo

    O TDAH em alunos do ensino fundamental I

    O presente artigo trata sobre a temática do TDAH em alunos do ensino fundamental I. O TDAH é conceituado como um distúrbio neurofisiológico, com sinais de falta de atenção e impulsividade não adequadas ao nível de desenvolvimento, sendo prejudicial à aprendizagem em crianças na idade escolar. A área foco deste artigo foi justamente a escolar na qual é perceptível o grande impacto na aprendizagem. ... ler trabalho

  • Photo

    Questões da família e da escola

    Este trabalho teve como objetivo a exploração a exposição de algumas questões que se relacionam com as duas agências educativas mais poderosas que se encontram presentes na vida das crianças: a Família e a Escola. A Família é um elemento universal e natural que faz parte da vida das pessoas. A ideia de que a estrutura da família nuclear era a única existente tem-se esbatido, surgindo diversas teor ... ler trabalho

  • Photo

    A importância do plantão psicológico no ambiente escolar

    Este trabalho apresenta a importância do plantão psicológico no ambiente escolar. O plantão psicológico é uma modalidade de atendimento diferenciado, que tem como público alvo qualquer pessoa no exato momento de sua crise. Assim, o plantão psicológico como forma de atendimento na escola se torna apropriado para lidar com a situação do indivíduo e reduzir seu estado de sofrimento. ... ler trabalho

  • Photo

    O adolescente e o plantão psicológico escolar

    O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de um plantão psicológico no âmbito escolar e as demandas dos adolescentes. Os conflitos vivenciados e o quanto a escuta especializada se torna importante no acolhimento em momentos de crise. ... ler trabalho