PUB


 

 

Estudo exploratório sobre a relação entre vinculação e maturidade vocacional numa amostra de alunos do 9º ano de escolaridade

2009
ritaraposo@hotmail.com
Psicóloga, com Mestrado Integrado em Psicologia pela FPCE-UL

Dissertação de Mestrado realizada sob a orientação da Prof. Doutora Isabel Nunes Janeiro apresentada na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Psicologia

A- A A+
Estudo exploratório sobre a relação entre vinculação e maturidade vocacional numa amostra de alunos do 9º ano de escolaridade

A literatura sobre vinculação tem revelado que esta exerce uma influência sobre vários domínios do desenvolvimento humano, de que não é excepção, o desenvolvimento de carreira. O presente trabalho teve como objectivo analisar as relações entre os estilos de vinculação e as dimensões atitudinais da maturidade vocacional – planeamento e exploração da carreira. Participaram no estudo 75 alunos do 9º ano de escolaridade. Para a avaliação da percepção das relações de vinculação foi aplicado o Inventário sobre Vinculação na Adolescência (IPPA), o Inventário de Desenvolvimento Vocacional (CDI) para avaliar as dimensões atitudinais da maturidade vocacional e uma Escala de Atitudes dos Pais para avaliar o envolvimento parental. Os resultados obtidos indicaram que a qualidade da vinculação não está relacionada com a maturidade vocacional, designadamente com as atitudes de planeamento e exploração. De igual forma, não se registaram diferenças significativas entre as modalidades de vinculação e o planeamento e exploração da carreira; e não se verificaram diferenças relevantes entre os alunos com uma vinculação segura ou insegura à mãe ou ao pai e a maturidade vocacional dos mesmos. Contudo, os resultados revelam que quanto mais elevada é a confiança com a mãe e com o pai, maior é o nível de planeamento da carreira, pelo que os dados sugerem que a família pode ocupar um lugar fundamental no desenvolvimento de carreira e na maturidade vocacional dos alunos.

 Ler texto integral em PDF