PUB


 

 

Casos Reais

New Page 1

A psicologia no trabalho

Para alguns de nós, o trabalho é uma paixão. Para outros, é somente uma forma de sustentar financeiramente as nossas famílias. Para muitos, o trabalho pode ser, ainda, uma fonte extrema de stress.

Todos nos defrontamos com uma variedade de situações no trabalho, verificando-se também que algumas destas situações são aquelas que, de uma forma geral, nos causam mais stress.

Quer estejamos a ser despedidos, a lidar com o nosso chefe, a sentir ansiedade quanto à segurança do nosso emprego, ou a lidar com uma carga de trabalho excessiva, imensas coisas acontecem todos os dias no trabalho que podem resultar numa tensão excessiva sobre as nossas emoções.

“Desde os últimos cortes de pessoal na empresa começaram a acontecer-me coisas estranhas. Não conseguia dormir nem comer. Gritava com os meus miúdos pelas mais pequenas coisas. O meu emprego tinha-se tornado num inferno. Estava a executar o trabalho de três pessoas e a pressão não diminuía. E em vez de agradecer, o meu patrão agia como se eu tivesse sorte por ainda ter aquele lugar. Todos os dias me perguntava se eu seria o próximo a receber a notícia do despedimento. Um amigo meu do trabalho deu-me o nome de um psicólogo. No início eu disse, "Está fora de questão." Mas finalmente tomei consciência que não conseguia resolver esta situação sozinho. Portanto lá fui. E ajudou-me. Encontrei formas construtivas de lidar com esta situação, lidar melhor com o meu chefe e gerir o stress. O meu psicólogo ainda se ri para mim quando lhe digo que ele salvou a minha vida. Tenho a certeza, pelo menos, que salvou o meu emprego.”

voltar ao índice