PUB


 

 

O "efeito borboleta" em nossas vidas...alguém gostaria de mudar o passado?

2020
julisavio1@hotmail.com
Graduado em psicologia pela UFJF. Pós-Graduado em Terapia Cognitivo Comportamental pelo NEISME (Brasil)

A- A A+
O "efeito borboleta" em nossas vidas...alguém gostaria de mudar o passado?

Muitos assistiram o filme “Efeito Borboleta” estrelado pelo ator Ashton Kutcher.

Nele, um jovem podia voltar ao passado para modificá-lo e tentar reconstruir um futuro que ele julgasse melhor. Porém, sempre que ele voltava, alguma coisa no futuro era modificado para algo pior, que jamais podia imaginar... Ele consertava algo que julgasse estar errado em sua vida e para isso, tinha que modificar suas ações fazendo com que fatos fossem alterados. Ao fazer isso, ele não só modificava suas ações, como alterava as ações dos outros ao redor e o resultado da interação de todas essas ações juntas. Isso gerava uma mudança imensa no "resultado temporal", digamos assim. Ele acordava dessa mudança, sofrendo muitos danos cerebrais e físicos e percebia as coisas ao seu redor bem direrentes de como eram. Geralmente, eram sempre piores que antes, tanto para si quanto para as pessoas ao redor.

Estava pensando aqui, imagino que todos nós, em algum ponto de nossa vida, tenhamos pensado em voltar ao passado e consertar algo danoso em nossa vida, provocado por nós, por outros ou por algo externo á nossa pessoa... Porém, quem garante que a mudança que fizermos no passado não acarretará em danos em nosso futuro?

Acho que a maioria aqui assistiu o filme : "De volta para o Futuro". Nele, a viagem que Marty McFly faz ao passado causa um dano imenso em sua vida. Sem querer, ele "tromba" com sua mãe no passado e ela, em vez de apaixonar-se por seu pai, fica apaixonada pelo "próprio filho", fazendo com que George McFly e Lorraine Baines nunca se casassem e nunca  tivessem ele e seus dois irmãos. Vocês viram, uma simples presença no passado pode modificar demais o futuro, tanto para o bem quanto para o mal.

No final, percebemos que não há como voltar ao passado para mudar o que foi feito. Precisamos aceitar o que aconteceu e nos prepararmos para um futuro melhor. Ficarmos no passado remoendo o que aconteceu e pensando como seria se "aquilo" não tivesse acontecido criará em nós um sentimento de impotência e gerará depressão, possivelmente.

Para sairmos disso, temos que criar estratégias para lidar com as adversidades que nos surgem, parar de lamentar fatos passados e sempre focarmos em uma vida voltada para "PREVENÇÃO DE DANOS". Nossos avós ou as pessoas mais velhas possuem muitas histórias para nos contar. Se formos observar, existe aquele ditado antigo: "É melhor prevenir do que remediar". Isso não serve apenas para nossa saúde. É algo que devemos estender para todos os campos de nossa vida.